Dermatoscopia

Dermatoscopia

Dermatoscopia é um exame para detecção e prevenção de câncer do pele.
Serve para avaliar pintas e prevenir alguns tipos de câncer de pele, diferenciando as pintas benignas das lesões de risco.

A dermatoscopia é feita pelo dermatologista através de um aparelho chamado dermatoscópio. Este aparelho aumenta a imagem em 10 a 70 vezes, como um microscópio e gera imagens que podem ser gravadas no computador. É um exame preventivo com precisão diagnóstica de até 97% de acerto preservando o paciente de cirurgias desnecessárias e podendo diagnosticar lesões malignas, ainda em fase inicial.

Junto ao aparelho de dermatoscopia se acopla uma câmera digital e esta ao computador. Nesse tipo de aparelho, a dimensão, o diâmetro e área das pintas são mais fáceis de serem avaliadas, porque os recursos do computador aumentam os detalhes do campo analisado. Ele também permite que o médico acompanhe, ano a ano, a evolução da pinta se ela cresceu, mudou de forma ou de cor. O exame dá pontos às características das pintas, a soma de pontos indica o risco de malignidade, quanto maior a nota maior o risco.

A grande maioria dos dermatologistas usa já em suas consultas um dermatoscópio para avaliar as lesões suspeitas. É a chamada dermatoscopia manual. Ou dermatoscopia tradicional.Não é necessário fazer uma dermatoscopia digital na grande maioria dos casos.Somente pessoas com alto risco de câncer de pele, ou centenas de lesões ( nevos) que merecem seguimento devem se submeter a uma dermatoscopia digital.

Tratamento dermatoscopia
WhatsApp chat